Para melhor conservação de sua bateria e consequente aumento da vida útil, recomendamos:
Antes de instalar uma nova bateria, cheque cuidadosamente a parte elétrica de seu veículo (regulador de voltagem, alterador/ gerador, motor de arranque e eventual fuga de corrente);
Verifique sempre o nível de água; caso seja necessário adicione somente água destilada. Jamais coloque ácido ou qualquer tipo de aditivo;
Realize uma revisão periódica (de 3 em 3 meses) de sua bateria.
É muito importante que todo o sistema elétrico de seu veículo esteja ajustado.
Ao virar a chave, o motor não pega. Você já imagina quem é a culpada: a bateria
Nem sempre o problema está na bateria!
Por outro lado, é importante saber que nem sempre a origem do problema está na bateria. Algumas falhas podem ocorrer por fatores externos, como, por exemplo:
SOBRECARGA
Ocasionada por regulador de voltagem defeituoso. Quando em carga a bateria pode receber no máximo 14,5 volts.
SUBCARGA
Ocasionada por regulador de voltagem/ alterador defeituoso, correia frouxa ou mau contato. A voltagem mínima que uma bateria deve receber quando estiver sendo carregada é de 13,5 volts.
BATERIA SOLTA NO SUPORTE
Provoca danos irreparáveis na parte interna da bateria.
CABOS OU CONECTORES FROUXOS
Além do mau contato, causam faíscas e podem ocasionar a explosão da bateria.
DESCARGAS EXCESSIVAS
Provodadas por adição de equipamentos elétricos em demasia, não dando chance ao alimentador de repor a carga na bateria.
FUGA
Gasto de energia quando o veículo está intencionalmente desligado. Além de descarregar a bateria, acelera o desgaste por descargas e recargas profundas.
CURTO-CIRCUITO
Provocado de maneira intencional nos pólos para verificar o estado de carga, deteriora rapidamente a bateria e pode causar explosão.
Antes de entrar em contato, conheça alguns motivos que levam à perda da garantia. São eles:
1- Uso incorreto ou impróprio;
2- Objeto estranho no interior da bateria;
3- Pólos terminais ou conexões danificadas ou quebradas;
4- Bateria descarregada;
5- Bateria danificada por sobrecarga;
6- Bateria consertada ou violada por terceiros;
7- Caixa e tampa/ tampão quebrados/ furados ou danificados por acidentes;
8- Sem eletrólito ou com nível abaixo das placas;
9- Eletrólito com densidade baixa após recarga;
10- Eletrólito contaminado com densidade alta;
11- Defeitos elétricos no veículo;
12- Separadores danificados na parte superior do bloco ou queimados;
13- Má fixação.